top of page

Contato intenso com a Natureza no Parque Estadual do Cantão - TO


Cada vez mais vejo que a felicidade está nas coisas simples e quando me aventuro em uma viagem como esta, volto valorizando mais o que já conquistei.

A Floresta Amazônica abrange os Estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, norte do Mato Grosso, leste do Tocantins e Maranhão. Eu a conheci pelo lado do Tocantins e tenho planos para visitá-la também pelo Amazonas. A Floresta tem duas fases: a da cheia e a da seca. Fui durante a cheia, em que o nível do rio chega a aumentar 10 metros de altura, inundando as áreas secas e deixando árvores centenárias submersas. As trilhas, que antes eram de terra, passam a ser percorridas de barcos e novos canais aquáticos vão sendo abertos para interligar os rios ao enorme número de lagos que se formam durante este período.


O que fazer:

StartFragment

Eu contratei uma empresa para fazer essa expedição, que foi a melhor pedida. O dono é um carioca, que de tanto amor pelo que faz, foi morar em Caseara, uma cidade que fica entre o Rio Araguaia e a Floresta Amazônica. Ele é uma simpatia e muito profissional, me transmitiu segurança durante toda a viagem. Recomendo: Operadora de Ecoturismo CCTRECKING ADVENTURE.


O passeio de barco pelos canais formados no meio da mata fechada, com reflexo das árvores e do céu na água. Achei simplesmente lindo! E o banho de rio também foi muito bom.


EndFragment

Mas, sem dúvida, o que mais gostei foi de conhecer as famílias ribeirinhas. Sr. Levi e Sra. Maria Luisa, que moram à margem do rio, nos recepcionaram muito bem, com excelente comida caseira, usando apenas ingredientes que cultivam e produzem, e ótima hospitalidade, já que ficamos em suas terras.


StartFragmentA noite era possível admirar um estonteante céu, com brilhantes estrelas e a belíssima lua cheia, tudo isso ao som da floresta e das águas do rio. Divino! Em uma noite fomos também atrás de aventura. Saímos em uma canoa indígena procurando jacarés no rio. À luz das lanternas, apenas seus olhos vermelhos eram vistos, nas margens do rio.

Se der sorte ainda pode encontrar botos cor de rosa, são bem discretos. Consegui ver um rapidamente quando cheguei.


EndFragment

[if lt IE 7]><link rel="stylesheet" href="/Style%20Library/IE6.css" type="text/css" /><![endif][if IE 7]><link rel="stylesheet" href="/Style%20Library/IE7.css" type="text/css" /><![endif]

Dicas

Tanta água causa uma explosão de mosquitos à nossa volta, e algumas precauções são aconselháveis. Começar a tomar Complexo B dois dias antes e durante a viagem é essencial, e levar repelente. Levei o de citronela, que funcionou bem comigo. Saiba que os mosquitos ficam à sua espera! Se você for para o meio da mata, tem horário certo para o “ataque”. Durante a tarde é mais intenso, mas à noite eles somem. Nas cidades próximas não há tanto mosquito. Outra boa dica, para essa época em especial, é levar roupas compridas de tecidos leves, folgadas e claras, que protegem dos ataques dos mosquitos e não te matam de calor.

Atenção! A floresta possui diversos perigos, evite andar sozinho.


Conheci o lado mais inusitado do Tocantins, porém, o Estado possui outras inúmeras belezas na parte do cerrado, presente nas terras avermelhadas do Jalapão, com cachoeiras de águas cristalinas, e outras de um azul turquesa exuberante, sem falar nas Serras Gerais. Mas, essa viagem fica para outro momento.


Quando ir:


Como a Floresta tem duas fases: a da cheia que vai de dezembro a maio e a da seca que vai de junho a novembro. Tem que escolher qual seria o maior interesse. Na época da seca formam-se várias praias.


Galeria de fotos :

Como Chegar:


O Aeroporto mais próximo é de Palmas - TO. Deve ir até a cidade de Caseara - BR-226 e TO-080. Nas margens do Rio Araguaia, a entrada para a sede do parque, fica bem sinalizada, logo antes de chegar a cidade. A entrada ao parque é gratuita, porém para conhecer seu interior é obrigatório contratar um guia cadastrado. Como contratei a CCTRECKING ADVENTURE já estava incluso desde o transfer a partir de Palmas, como hospedagem e guia.


Distância de cidades para :


Palmas: 261km

Brasília: 953km

Marabá: 583km




visita em janeiro de 2014

StartFragment


bottom of page