top of page

Chapada Imperial - Cantinho escondido no País!

A Chapada Imperial é uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, em outras palavras, é uma categoria de Unidade de Conservação particular criada em área privada, por ato voluntário do proprietário, em caráter perpétuo, instituída pelo poder público. Como depende da vontade do proprietário, é ele quem define o tamanho da área a ser instituída como RPPN. Portanto para manter a reserva é necessário pagar uma taxa. Como estamos tratando da Chapada imperial, neste lugar tem algumas opções de lazer e a taxa varia de acordo com o que deseja realizar no local. Se tiver interesse de visitar a Chapada, deve ligar para reservar, pois existe limite máximo de pessoas por dia.

O lugar tem localização privilegiada e encontra-se no ponto mais alto do Distrito Federal, 1342 metros de altitude.

O que fazer:

- Trilhas para os poços e cachoeiras

São 3 níveis de trilhas: curta, média e longa. A caminhada é guiada por um profissional e por placas durante a trilha e algumas tem restrição de idade para realizar.

Valores para crianças em qualquer das opções: de 0 a 2 anos não pagam, de 3 a 12 anos = R$ 60,00

Curta - Grau de dificuldade: Leve. Valor da trilha R$90,00. Para adultos e crianças a partir de três anos. Caminhada de 1km em 1h30 num desnível de aproximadamente 30m. Visita a 4 poços, 3 cachoeiras, 2 mirantes. (Poço Paraíso, Poço Oásis, Mirante da Espuma, Cachoeira da Espuma, Cachoeira dos Namorados, Poço dos namorados, Mirante da Candanguinha, Cachoeira Candanguinha e Poço Candanguinha)

Média - Grau de dificuldade: Leve-moderado. Valor da trilha R$100,00. Para adultos e crianças a partir de 7 anos. Caminhada de 3 km em 3h30 num desnível de 200m aproximadamente. Visitas a 15 cachoeiras (até cachoeira do sol (18) vide mapa abaixo) com paradas para piquenique* e banho. Retorno das cachoeiras no transporte interno, “pau-de-arara” com 3 km de estrada até a sede.

Longa - Grau de dificuldade: Leve-Moderado. Valor da trilha R$100,00. Para adultos e crianças a partir de 7 anos. Caminhada de 4 km em 4h30 num desnível de 400 m. Visitas a 30 cachoeiras com paradas para piquenique e banho (praticamente todo percurso até Cachoeira Rainha (31) vide mapa abaixo). Retorno das cachoeiras no transporte interno, “pau-de-arara”, com 3 km de estrada até a sede.

A chegada é celebrada com um almoço servido no fogão à lenha com pratos típicos goianos

Mapa interno da Chapada Imperial

- Tirolesa e Arvorismo

Para quem visita o espaço, pode praticar a tirolesa e arvorismo sem custo adicional. As crianças se divertem.

Galeria de fotos :

Quando ir:

A melhor época é entre os meses de abril a outubro, pois chove menos.

Onde ficar:

Dentro da reserva ecológica existe a possibilidade de acampar ou ficar em chalés. Consulte os preços com a administração da Chapada Imperial.

Como Chegar:

Fica na região de Brazlândia. Para chegar lá, o ideal é estar de carro, tem dois caminhos, um deles é seguir em direção a Brazlândia e continuar 8km após a cidade até a entrada à direita, próximo ao posto de fiscalização da polícia na DF-001, em direção a Sobradinho. São mais 13 km para virar à esquerda e pegar a DF-220. Mais 6 km de estrada de terra até a entrada do local à direita. A outra opção é seguir rumo ao Lago Oeste pela DF-001 até acabar o asfalto. Pegar estrada em direção a Taguatinga por mais 7 km. Virar à direita na DF-220 e percorrer mais 6km. Vire novamente à direita na entrada para a Chapada Imperial. Também pode consultar os responsáveis pela administração do local para indicar algum transfer.

Fonte: http://chapadaimperial.com.br/

Distância de cidades para Chapada Imperial :

Brasília: 53km (Aeroporto - voos AZUl, GOL e TAM)

Goiania: 227km (Aeroporto - voos AZUl, GOL e TAM)